quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vem pra rua!


A postagem de hoje é especial. Hoje os cidadãos da minha cidade também demonstraram sua força e insatisfação nas ruas. O movimento ''#VemPraRua'' que se iniciou com os protestos ao aumento da tarifa do ônibus em São Paulo, ganhou força em diversos estados e aqui no Norte do país não foi diferente. A insatisfação é do povo brasileiro, de Norte a Sul. Todos nós estamos fazendo história. Obviamente participei do manifesto, fui entrevistada duas vezes e algumas perguntas foram recorrentes. Como por exemplo, a primeira ''Você está protestando pelos 0,20 centavos?'' e a segunda ''Você é de algum partido, ou veio acompanhar algum grupo partidário?''.
A resposta para a primeira pergunta basicamente foi: não, porém os 0,20 centavos foram o ESTOPIM para a insatisfação da população brasileira. Pois a precariedade não estava apenas no transporte, mas em todos os serviços públicos! Saúde, educação, segurança... Tudo o que é nosso direito, mas que pouquíssimos têm acesso e quando esses têm é precário. 
Já para a segunda pergunta foi peremptória: NÃO. Não sou de partido algum, e o grupo que estava comigo não é partidário. Ressaltei que a grandiosidade do movimento é essa -> SER APARTIDÁRIO. É um movimento do POVO BRASILEIRO. 
Acompanhei todo o trajeto e devo dizer o quanto fiquei emocionada quando cantaram o hino e a famosa musiquinha ''sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor''. Crianças, jovens (MUITOS JOVENS), idosos, adultos... O que mais tinha era a diversidade! Diversidade de ideias, idades, gêneros... E isso que tem feito esses protestos serem belíssimos! Sei que muitos estão dizendo que o protesto foi estragado pelos vândalos e marginais do final. Bom, quando tal balbúrdia começou a ocorrer, não era mais o protesto. Eu digo que foi um movimento a parte, realizado por oportunistas. Oportunistas da iniquidade, da barbaridade. Sendo assim, o protesto pacífico, o qual eu e mais milhares de pessoas fizemos parte entrará para a história de cada um, da cidade de Macapá, e do Brasil.
Hoje eu vou dormir com uma sensação nova... Um orgulho de ver pessoas saindo do comodismo, da alienação. E dormirei com um desejo de que tal sentimento perpetue-se em todos! Para que chegue às urnas, às famílias, ao futuro!

Fiz dois poemas para a ocasião. Todavia postarei apenas um, por enquanto. Boa noite a todos! :)

''HCAL''


Cadê o respeito?
Corredor não é leito!
Quimioterapia e radioterapia
Não tem, virou utopia

O que é direito de todos
É restrito a poucos
Infestação de ratos e baratas,
Os aparelhos são sucatas

Não tem o básico, nem medicamento
E o hospital está sujo e mofento!
E eu me pergunto... Cadê o investimento?!




G. Farfalla


Nenhum comentário:

Postar um comentário